top of page
Oficinas

1. Racismo e Discriminação: o papel das Artes com a Biblioteca Escolar [ESGOTADA]

Liliana Silva

 

No âmbito da Década Internacional dos Afrodescendentes 2015-2024 e do Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação 2021-2025, de que a Rede de Bibliotecas Escolares é parceira, discutiremos o poder das artes e da cultura na educação contra o racismo e a discriminação e na erradicação de preconceitos. Esta é uma abordagem prática, centrada na vivência dos participantes e em exemplos do dia-a-dia e de criadores lusófonos.

Liliana Martins Silva trabalha no Gabinete Coordenador da Rede Bibliotecas Escolares do Ministério de Educação, área de Educação para a Cidadania, desde 2017, desenvolvendo atividade regular como formadora. Foi professora de Filosofia e Psicologia no ensino secundário entre 1994 e 2017, desempenhando vários cargos, entre os quais professora bibliotecária. É licenciada e mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

2. Escape Rooms na educação [ESGOTADA]

Carlos Pinheiro

 

Uma escape room (sala de fuga, em português) é um jogo de desafio que mistura aventura e raciocínio, podendo ser em estilo real ou digital, cujo objetivo é encontrar uma maneira de escapar de um lugar misterioso, como um quarto, uma casa, uma prisão, etc., utilizando todo tipo de objetos que encontrar.
Normalmente há uma história introdutória que explica o acontecimento e um enredo a seguir através de pistas/dicas para efetuar a fuga, além de dispositivos variados, para abrir cofres, armários ou portas, inclusive a de saída. Nesta oficina iremos abordar o conceito e as suas potencialidades para educação e explorar ferramentas que permitem a construção fácil de escape room educativos.

 

Carlos Pinheiro é professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara e professor de História. Coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares (concelho de Cascais). Formador de professores nas áreas das Tecnologias Educativas e das Bibliotecas Escolares. Participa com regularidade em conferências nacionais e internacionais, com comunicações no âmbito das novas tecnologias e do seu impacto no ensino e na leitura. Editor do repositório «Apps para Educação» (https://appseducacao.rbe.mec.pt) e gestor da plataforma MILD (https://mild.rbe.mec.pt). Tem vários artigos publicados em jornais e revistas sobre tecnologias educativas, leitura e bibliotecas escolares.

3. Escrever no século XXI [ESGOTADA]

Ana Paula Ferreira

 

A escrita é uma das áreas centrais do Plano 21|23 Escola, pois o domínio da escrita favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico-argumentativo o que tem impacto um significativo no sucesso académico e pessoal dos alunos.
Nesta oficina, os participantes serão convidados a criar propostas de trabalho que poderão desenvolver com os seus alunos, no âmbito da escrita de textos de diversas tipologias e com distintos objetivos comunicativos. Durante o workshop, os participantes explorarão diferentes ferramentas digitais que podem ser úteis na
escrita, incluindo software de edição de texto, aplicações de anotação, ferramentas de colaboração online, mas também geradores de conteúdos (com recurso a inteligência artificial - IA).

Ana Paula Ferreira integra o Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.  Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, concluiu, no ano de 2016, o seu Doutoramento em Ciências da Educação, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da

Universidade Nova de Lisboa.

Pós-graduada, pelo Instituto Superior de Psicologia, em Formação de Formadores, possui, ainda, um Curso de Especialização em Gestão e Animação de Centros de Recursos Educativos, pela Escola Superior de

Educação de Portalegre. Autora de várias publicações na área da avaliação, das bibliotecas escolares

e dos dispositivos móveis aplicados à educação.

4. Intervenções Assistidas por Animais na Escola  [ESGOTADA]

Teresa Freitas

 

O workshop visa dar a conhecer o conceito e a evolução das IAA e divulgar os projetos e iniciativas desenvolvidas, neste âmbito, na área da educação. Serão apresentados exemplos de atividades de promoção da leitura, desenvolvimento psicomotor, integração e motivação para a aprendizagem e bem-estar animal.
Aspetos a abordar: 
·         Conceito e enquadramento histórico;
·         Condições de certificação das duplas (cão e técnico);
·         Benefícios das IAA;
·         Exemplos de programas dinamizados em Portugal;
·         Os projetos Leitura a 4 Patas e a Teca vai à escola

Maria Teresa Graça de Freitas é professora de Geografia e, desde 2004, coordenadora das bibliotecas do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo.  Na qualidade de professora bibliotecária, tem desenvolvido os projetos Livros que nos fazem crescer e Os Sentidos da Leitura. É também responsável pelo Núcleo de Comunicação (clubes de Rádio, Tv, Teatro e Jornal escolar) e pelo programa Manta de Retalhos, integrado na Rede de Escolas Associadas da UNESCO.

Obteve certificação no Curso de Intervenções Assistidas por Animais, dinamizado pela ÂNIMAS, entidade formadora de Duplas em Intervenções Assistidas por Animais. Neste âmbito, desenvolve os projetos Leitura a 4 patas e A Teca vai à escola.

5. Kamishibai: da tradição à contemporaneidade [ESGOTADA]

Cláudia Almendra

 

Numa abordagem sempre interativa, passaremos por um reportório de contos tradicionais e novas criações, tendo como base a narração com recurso a kamishibai (forma de contar histórias com base num teatro de madeira onde se colocam pranchas ilustradas - tradicional do Japão).
Serão trabalhados os conceitos básicos de criação de um Kamishibai, com a utilização de ferramentas de escrita e ilustração. Cada participante levará o conjunto de pranchas criado para um mini butaï (suporte onde se colocam as pranchas).

 

Flaviense apaixonada por livros desde criança, Cláudia Alemendra é professora bibliotecária desde 2006.

Formadora na área das bibliotecas escolares e do livro infantil. Pós-graduada em Livro Infantil e em Gestão de Bibliotecas Escolares. Mestre em Educação Artística, com investigação sobre a Biblioteca Escolar enquanto Centro Cultural da Escola e da Comunidade.

Desenvolve projetos locais e nacionais no âmbito da educação literária e artística. Membro fundador da Associação Cultural Estamos a Pensar, com intervenção na área social e cultural em prol da comunidade. Contadora de histórias, mediadora de leitura e dinamizadora de oficinas do livro.

6. Roteiros Digitais de Leitura e Aprendizagem: ler o mundo com ferramentas Google e a web 2.0 [ESGOTADA]

Teresa Pombo

O Plano Nacional de Leitura 2027 implementou em 2018, com diversos objetivos, um repositório digital de Roteiros de Leitura,  construídos com ferramentas Google em articulação com outras ferramentas digitais e com propósitos sobretudo didáticos. Grande parte dos roteiros são realizados em torno de obras recomendadas pelo PNL2027 e outras obras previstas nas Aprendizagens Essenciais ou outras. Outros exemplos promovem leituras temáticas ou de autores específicos.
Este projeto visa reforçar o entendimento do potencial da literacia digital na promoção da competência leitora, dotando professores e alunos de novos recursos e estratégias, tendo em conta os seguintes objetivos:
- Potenciar a presença e a projeção mediática da leitura nos meios escritos, impressos e digitais, em presença e na Internet;
- Associar a leitura às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais, de acordo com uma nova ecologia que se faz de múltiplas literacias.
Este Workshop pretende contribuir para o alargamento do conhecimento das potencialidades das ferramentas digitais para a promoção da leitura e escrita associando a leitura ao conhecimento do mundo e da sociedade que nos rodeia.
Além de ser proposta a análise de alguns roteiros já publicados, os participantes deste projeto iniciarão o desenho de um roteiro no contexto da sua área de trabalho.
Mais informação sobre esta iniciativa do PNL2027 disponível em https://pnl2027.gov.pt/np4/rdl_apresentacao.html

Teresa Pombo é docente de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico, Mestre em Ciências da Educação na área das Tecnologias Educativas e Formadora de Docentes nas áreas de Educação para os Media e Tecnologias Educativas.

Entre 2008 e o início de 2018, desenvolveu, a título pessoal, o projeto “Viagens literárias” cujo principal objetivo foi o de providenciar aos professores apoio e desenvolvimento profissional sobre o uso de recursos educativos digitais criados com ferramentas Google (Google Earth, Google Meus Mapas, Google Tour Builder, Google Drive e Youtube). 

Em setembro de 2017, iniciou a colaboração com a Equipa do Plano Nacional de Leitura 2027 onde desenvolve as áreas das literacias digital e dos media, apresentando os projetos “Roteiros Digitais  de Leitura” e “Cenários de Aprendizagem: Leitura, Escrita, Tecnologias” e colabora noutras iniciativas que visam a promoção da literacia digital, da leitura e da escrita com as ferramentas do século XXI.

7. "Se o Leão não contar a sua própria história, o caçador fá-lo-á" (provérbio africano)

João Paulo Proença
Neste workshop iremos ter a oportunidade de trabalhar a forma como comunicamos o trabalho que fazemos nas nossas bibliotecas. Esta comunicação é intencional e focada ou andará ao sabor dos acontecimentos? Quando falamos das bibliotecas, falamos sobre o quê e temos em atenção dos diversos públicos para os quais é importante comunicar? Há algo a aprender com os especialistas em marketing, promoção e comunicação da nossa praça?
Teremos ainda oportunidade de realizar alguns exercícios práticos e, sobretudo, dialogar a partir de alguns exemplos e propostas de trabalho.   
Nota: precisamos que tragas o teu dispositivo móvel.

João Paulo da Silva Proença é licenciado em ensino da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica pela Universidade Católica de Lisboa e mestre em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares com a dissertação: “Biblioteca Escolar e Web 2.0 – Questões em torno de algumas práticas em implementação e perceção do impacto no trabalho da Biblioteca” pela Universidade Aberta acessível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2149

É coordenador Interconcelhio para as Bibliotecas Escolares para os concelhos de Almada e Seixal, desde 2011 e foi membro do Gabinete RBE de 2006 a 2011; é ainda membro da equipa coordenadora do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares da BAD, Associação profissional, e formador de professores.

Participou e coordenou, desde 2001 e a nível nacional, vários projetos Europeus (Programas Comenius, Erasmus+ e Creative Europe ) nomeadamente o projeto Europeu READ ON;

Ah! e gosta de ler!  

 

8. Jogos de mesa e competências linguísticas - Oficina de jogos narrativos [ESGOTADA]

Antonella Gilardi

 

O objetivo principal desta oficina é o de fornecer conhecimento geral sobre os jogos de mesa modernos e as suas implicações no desenvolvimento de competências didáticas. Também se pretende fornecer alguma ferramenta sobre jogos narrativos, para utilizar no contexto escolar. Irão ser abordados os seguintes tópicos:
• O mundo dos jogos de mesa modernos
• Jogos com palavras/ Jogo Narrativo/ R.P.G. (role play game)
• Competências linguísticas em jogo
• Exemplos e experimentação de jogos narrativos
• Como construir e utilizar um jogo narrativo em grupo/turma

Antonella Gilardi é formadora acreditada na área da expressão dramática.  

Trabalha no âmbito da educação não formal, da ludicidade e do teatro. Contadora de histórias, desenvolve projetos em escolas e bibliotecas.

bottom of page